Avaliação dos Riscos Ergonômicos e Acidentes de Trabalho

Avaliação dos Riscos Ergonômicos e Acidentes de Trabalho

Avaliação de riscos ergonômicos e acidentes de trabalho

Para prevenir acidentes, valores, atitudes e comportamentos devem ser estimulados entre os colaboradores de uma empresa para que a organização do ambiente de trabalho seja feita da melhor maneira possível. Nesse ponto, a execução de ações relacionadas à educação em segurança e saúde no trabalho é fundamental para reduzir acidentes e ações trabalhistas.

Este curso tem como objetivo capacitar o aluno para que ele consiga promover treinamentos legais e operacionais, os quais, ao serem aplicados na empresa onde você atua, permitirão aos trabalhadores a realização segura de suas funções.

Carga horária: A carga horária total do curso é de 36 horas.

• Ergonomia: conceito, segmentos, agentes ergonômicos e consequências à saúde do trabalhador – Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (DORT);
• Avaliação do ambiente/atividade de trabalho: organização do trabalho, esforço físico(levantamento, transporte e movimentação manual de materiais), trabalho noturno; ritmo de trabalho, fatores psicossociais;
• Conceito e definições de incidentes e acidentes do trabalho;
• Tipos de manutenção para a prevenção de acidentes: preventiva, corretiva, preditiva, detectiva;
• Principais riscos de acidentes no ambiente de trabalho (eletricidade, trabalho em altura, construção civil, espaço confinado, máquinas e equipamentos) e demais riscos em segmentos específicos.

• Ter visão sistêmica em relação aos processos de avaliação de riscos ergonômicos e de acidentes;
• Identificar posturas e movimentos incorretos na execução de tarefas;
• Investigar e propor soluções por meio de raciocínio lógico e crítico dos processos de trabalho.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações, entre outros.