Diagnóstico Ambiental – Ferramentas e Métodos de Realização

Diagnóstico Ambiental – Ferramentas e Métodos de Realização

Diagnóstico ambiental – Ferramentas e métodos para realização

Sabe-se que as atividades humanas exercem influências significativas nos ciclos da matéria e da energia no meio ambiente natural. Uma das funções dos estudos que envolvem os diagnósticos ambientais é fornecer informações para a identificação preliminar e para a previsão da magnitude dos impactos e dessas influências. Pode-se afirmar que, quanto mais se conhece sobre um ambiente, maior é a capacidade de prever impactos e, portanto, de gerenciar de modo a reduzir os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. Sendo assim, é de extrema relevância a realização de diagnósticos ambientais detalhados e eficientes. Nosso curso irá prover o conhecimento e aplicação de ferramentas utilizadas para aplicação na realização de diagnósticos ambientais.

Carga horária: 24 horas.

• Aspectos e impactos ambientais: conceitos e definições;
• Origem, difusão e etapas da avaliação;
• Ferramentas de diagnósticos: importância da avaliação ambiental;
• Método Ad Hoc;
• Método das Listagens de Controle;
• Método da Superposição das Cartas;
• Métodos dos Modelos de Simulação;
• Diagrama de Ishikawa;
• Matriz e Método de GUT;
• Árvore de Falhas (AFA);
• Matriz de Vulnerabilidades;
• Modo de Falha e Efeitos (ANFE).
• Normas regulamentadoras relacionadas a riscos ambientais;
• Métodos para análises de riscos ambientais;

• Identificar os aspectos e impactos ambientais;
• Identificar os riscos ambientais e suas fontes geradoras;
• Aplicar métodos para análises dos diagnósticos ambientais;
• Realizar estudos técnicos ambientais.

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 40 dias a contar desta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende sua aprendizagem, tais como: vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, propicia ao estudante gerenciar o seu tempo e dedicar-se às aprendizagens conforme as suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será feita mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.