Conversão e importação de elementos de arte em Jogos Digitais

Conversão e importação de elementos de arte em Jogos Digitais

Conversão e importação de elementos de arte em jogos digitais

Como converter e importar elementos de arte para um jogo digital? Como projetar um banco de dados para um game? Como instalar ferramentas de desenvolvimento de jogos e de controle de versão para o desenvolvimento compartilhado? Se você quer respostas para essas e outras perguntas, não perca a oportunidade de realizar o curso sobre conversão e importação de elementos de arte em jogos digitais.

O curso tem como objetivo demonstrar os conhecimentos necessários para incorporar elementos de arte para uma game engine, além de convertê-los, se necessário. Além disso, também aborda o planejamento e a criação de banco de dados para jogos digitais.

• Banco de dados – Implantação do banco de dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGDB);
• Modelagem Conceitual do Banco de Dados – Técnicas de levantamento de dados. Levantamento e especificação de requisitos. Dicionário de dados. Integridade referencial. Arquitetura de arquivos de dados. Teoria dos conjuntos. Tipos de dados. Normalização;
• Modelo de entidade e relacionamento – Entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial;
• Modelagem Física de Banco de Dados Relacional – Linguagem SQL: Histórico, definições e aplicabilidade. Ferramentas de modelagem e manutenção do banco de dados. Criação e pesquisa em tabelas. Ordenação de resultados. Filtragem de linhas. Utilização de cálculos em SQL. Manipulação de datas. União, intersecção e junção de dados. Otimização de consultas (tuning). Funções de agrupamentos e subconsultas. Criação de entidade, visão, atributos, índices, chave candidata, chave primária e estrangeira, relacionamentos e integridade referencial. Importação e exportação de Dados. SQL procedural: gatilhos e procedimentos armazenados.
• Ambientes de desenvolvimento integrado (IDE) – Tipos de ambientes. Instalação e configuração.
• Controle de versão – Conceito. Segurança da informação. Instalação e configuração.
• Elementos multimídia – Conceitos e características. Tipos: modelos 3D, imagens, animações, vídeos e áudios. Formatos de arquivos multimídia. Compatibilidade. Conversão de arquivos multimídia. Adequações. Integração. Sprites. Banco de mídias. Migração e ou integração de tecnologias.

• Postura profissional no ambiente de trabalho;
• Comportamento ético referente às informações de desenvolvimento de jogos digitais com sigilo e integridade no tratamento de dados;
• Pró-atividade com visão sistêmica no desenvolvimento das atividades profissionais;
• Atitude colaborativa com membros da equipe;
• Cordialidade na interação com a equipe de trabalho e no relacionamento com o cliente;
• Zelo pela higiene, limpeza e conservação na utilização dos equipamentos;
• Organização dos materiais, documentos e local de trabalho;
• Senso crítico frente ao processo de trabalho;
• Atualização contínua no desenvolvimento das atividades profissionais.

Carga horária: A carga horária total do curso é de 24 horas.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.