Assistente de Manutenção de Redes de Computadores

Assistente de Manutenção de Redes de Computadores

Assistente de manutenção de redes de computadores

Por meio das redes de computadores e da Internet, hoje todo o mundo está conectado, e a tendência natural é sempre aumentar tal conectividade. O compartilhamento de recursos nas redes é fundamental para aumentar a eficiência das empresas.

Este curso tem como objetivo capacitar o aluno para atuar na área de tecnologia da informação (TI), com foco na manutenção de redes de computadores, apresentando as técnicas básicas de análise, detecção e manutenção de problemas em redes.

• Manuais de fabricantes de equipamentos de redes: informações técnicas. Requisitos. Compatibilidades. Melhores práticas. Procedimentos técnicos;
• Infraestrutura de redes locais: anomalias. Recomendações, normas e métodos de resolução de problemas. Substituição de componentes de rede local;
• Manutenção de cabeamento: tipos. Procedimentos para manutenção de cabeamento. Normas técnicas. Manuais de fabricantes;
• Homologação do funcionamento da rede local: plano de testes. Tipos de testes. Instrumentos e software de testes. Registro e documentação dos testes.
• Normas técnicas de operação para reparo e manutenção: utilização de equipamentos de proteção eletrostática. Cuidados e prevenção contra danos físicos.

• Elaborar documentos técnicos como relatórios de atividades e check-list;
• Ler e interpretar textos técnicos;
• Localizar e selecionar informações necessárias ao desenvolvimento do seu trabalho;
• Demonstrar habilidade para execução de procedimentos técnicos com exatidão e precisão (configurações de segurança, utilização de equipamentos).

Carga horária: A carga horária total do curso é de 30 horas.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações, entre outros.