Operações logísticas: procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos

O recebimento é o procedimento que busca a garantia de que os produtos ou materiais que chegam até o estoque (armazém) estejam de acordo com o previsto e desejado, ou seja, que tenham integridade física ou química. Além da integridade, você sabe que o recebimento também deve garantir quantidades, volumes, pesos, prazos de validade e outros requisitos mais específicos, de acordo com cada material que compõe a carga? Conhece as etapas de conferência qualitativa e quantitativa? Gostaria de conhecer conceitos importantes sobre esse processo? Este curso permitirá a compreensão de alguns conhecimentos sobre operações logísticas, bem como os procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos.

• Definição de logística e da cadeia de suprimentos;

• Procedimentos de arquivo e protocolo: físico e digital;

• Procedimentos de devolução: físico e documental;

• Tipos de documentos: pedido de compra, nota fiscal, romaneio de carga, ficha de inspeção, ficha de cautela, requisição de materiais;

• Fases do recebimento de equipamentos, materiais e produtos: entrada, conferência qualitativa, quantitativa e regularização;

• Metodologias de codificação e classificação de equipamentos, materiais e produtos;

• Indicadores de desempenho de recebimento: programado versus realizado;

• Equipamentos facilitadores das operações logísticas para carga e descarga.

• Interpretar documentos e rótulos de identificação de materiais e produtos;

• Identificar as características dos materiais, produtos e equipamentos;

• Analisar equipamentos, materiais e produtos no controle de entrada e saída;

• Preencher relatórios e documentos;

• Organizar volumes de cargas e documentos.

Carga horário: 40h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 40 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.