Destaque

Transporte e movimentação de cargas: modais, ferramentas, princípios e documentação

Você sabe a importância do conhecimento sobre as especificidades de cada modal de transporte? Você sabe o que a lei brasileira determina sobre os documentos específicos para cada tipo de movimentação de carga? Você já parou para pensar no impacto da roteirização nos resultados organizacionais? O conhecimento sobre estas temáticas é essencial para profissionais que atuam – ou que desejam atuar – no setor de logística das empresas. Apropriar-se desses conhecimentos é fundamental para que o profissional da área desenvolva as habilidades de seleção de modais, preparação de cargas para transporte e elaboração da programação de veículos.

Sendo assim, este curso permitirá a compreensão dessas temáticas no sentido de desenvolvimento profissional voltado para as demandas atuais de mercado.

• Modais de transporte: tipos, principais características, equipamentos e aplicações;

• Ferramentas de transporte: Transportation Management Systems (TMS), rastreabilidade e gerenciamento de risco;

• Transporte e cargas: completa e fracionada;

• Transporte e o ciclo do pedido;

• Princípios de roteirização;

• Indicadores de transporte;

• Unitização de cargas e o transporte;

• Documentação específica de carga: Protocolo de Liberação de Mercadoria ou Bem Importado (PLMI), Declaração de Importação (DI) e Comprovante de Importação (CI).

• Selecionar modal;

• Preparar a carga para transporte;

• Elaborar a programação de veículos.

Carga horário: 24h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 40 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.