Rotinas de admissão e demissão

Os processos de admissão e demissão exigem uma série de cuidados, conhecimentos essenciais se você pretende atuar no departamento pessoal de uma empresa ou é empresário, seja qual for seu segmento de atuação.

Esse curso abordará os procedimentos corretos para essas situações, apresentando a estrutura de um departamento pessoal com tópicos que vão dos fundamentos da legislação trabalhista e o poder disciplinar do empregador às garantias e direitos fundamentais dos trabalhadores.

• Conceitos de empregado e empregador;

• Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-lei 5.452/23 e alterações. Definição e consulta;

• Reforma trabalhista de 2017 – principais alterações;

• Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 7º: dos direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores. Relações de trabalho: conceito, histórico, relação homem e trabalho. Tipos de contrato de trabalho e formas de rescisão;

• Estrutura do Departamento de Pessoal; processo de admissão: documentos necessários, ficha de registro de empregado, registro/anotações/atualizações em carteira de trabalho e envio do CAGED;

• Processo de Demissão: documentos necessários, modalidades de saque do FGTS, comunicação e homologação da rescisão contratual, prazos, direito do empregado conforme o tipo de contrato, cálculo das verbas rescisórias, seguro-desemprego e  exame demissional.

• Comunicar-se com clareza de forma oral e escrita;

• Gerenciar tempo e atividades de trabalho;

• Pesquisar e organizar dados e informações;

• Resolver conflitos;

• Trabalhar em equipe;

• Ler e interpretar textos legais;

• Conhecer os documentos necessários para admissão e demissão de empregados;

• Conhecer as principais alterações da nova reforma trabalhista.

Carga horário: 16h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 30 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.