Programas e ações para qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho

Programas e ações para qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho

Diante da tecnologia e do atual cenário do mundo corporativo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com qualidade de vida, saúde e segurança em seus ambientes de trabalho. Você é uma dessas pessoas?

Este curso permitirá que você conheça na prática algumas ações que as empresas realizam para proporcionar aos colaboradores qualidade de vida e, acima de tudo, preservar a saúde e segurança deles.

• Qualidade de vida no trabalho: conceitos, métodos, perfil da empresa, análise das necessidades, pesquisas e aplicações;

• Normas regulamentadoras: NR 24 – Condição Sanitária em Locais de Trabalho; NR 06 – Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC); NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); NR 17 – Ergonomia;

• Medicina e segurança do trabalho: conceitos, objetivos, princípios. Cipa e Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT): conceito, finalidade, requisitos legais para implantação, principais ações realizadas; programas de prevenção de acidentes;

• Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA): conceito, finalidades e requisitos essenciais;

• Exames médicos periódicos obrigatórios: conceito, tipos, controle e regulamentação dos exames periódicos.

• Gerenciar tempo e atividades de trabalho;

• Pesquisar e organizar dados e informações;

• Trabalhar em equipe.

Carga horário: 16h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 30 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.