Noções de folha de pagamento

Você sabe a importância da folha de pagamento para a gestão financeira de uma empresa e gostaria de ter noções sobre o seu processo?

O conhecimento sobre folha de pagamento é essencial tanto para profissionais que já atuam em departamento pessoal quanto aqueles que estão em outras áreas de uma empresa.

Esse curso permitirá a compreensão sobre sua função operacional, contábil e fiscal, englobando conhecimentos como controle de ponto, remuneração, benefícios, contrato de trabalho e obrigações do empregador.

• Contratos de trabalho: Conceitos básicos de pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ); Contrato de experiência, por prazo indeterminado, por prazo determinado e contrato por tempo parcial;

• Jornada de trabalho e descansos: Quadro de horários, marcação e apuração da folha ponto, períodos de descanso, intervalo entre jornadas, banco de horas, jornada noturna, repouso semanal remunerado e feriados;

• Folha de pagamento: Cálculo dos itens de proventos e de descontos, análise e fechamento da folha de pagamento, emissão de recibo de salário e relatórios diversos;

• Proventos: Salário (mínimo, base, piso de categoria, profissional), hora extra, adicional noturno, hora reduzida, adicional de insalubridade e periculosidade, tempo de serviço, gratificações, prêmios, bônus, comissões, participação nos lucros, maternidade e salário família;

• Descontos: tabela prática de incidências, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Imposto de Renda na Fonte (IRRF), Vale-Transporte, Vale-Alimentação, adiantamento de salário, empréstimos, convênios médicos, faltas injustificadas e atrasos;

• Encargos sociais, cálculos, elaboração da Guia de Previdência Social (GPS), Guia do Fundo de Garantia e Informações a Previdência Social (GFIP), Guia de recolhimento do IRRF.

• Identificar os requisitos para o vínculo empregatício;

• Auxiliar na apuração da folha ponto;

• Efetuar cálculos de proventos, como: horas extras, descanso semanal remunerado, adicionais de periculosidade, insalubridade, e jornada noturna entre outros;

• Efetuar cálculos de descontos, como: vale-transporte, vale-alimentação (ou refeição), horas falta, atrasos entre outros;

• Efetuar cálculos referentes aos encargos sociais, como: INSS, IRRF e FGTS;

• Auxiliar na elaboração e emissão de recibo (contracheque).

Carga horário: 24h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 40 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.