Gestão dos processos financeiros nas organizações

A gestão dos processos financeiros tem se tornado cada vez mais importante para os profissionais da respectiva área.  O acesso rápido às informações, que é uma característica do mundo globalizado, tem exigido desses profissionais uma visão ampla e integrada acerca do planejamento da empresa, de seus resultados e da atual conjuntura econômica.

Este curso tem como objetivo demonstrar algumas ações pertinentes aos processos financeiros que auxiliarão no desenvolvimento das atividades de forma eficiente e eficaz, visando ao crescimento e ao fortalecimento do negócio.

• Contas a pagar: fluxo e processos, ordens de pagamento eletrônicas ou físicas (cheque, TED, DOC, transferência entre contas, entre outros);

• Documentos: fiscais (notas de débito, recibos, nota fiscal, cupom fiscal, entre outros) e não fiscais (planilhas de funcionários, planilhas de clientes, duplicata, nota promissória, letra de câmbio, entre outros);

• Contas a receber: fluxo e processos, formas de negociação, cobrança e recebimento, procedimentos para emissão, recebimento e conferência de notas fiscais;

• Tesouraria: fluxo e processos, provisão de pagamento e recebimentos, extratos bancários (emissão e controle), conciliação bancária;

• Sistemas de controle para pagamentos e recebimentos: planilhas eletrônicas, softwares de gestão empresarial;

• Cadastro de clientes, fornecedores e bancos: coleta, atualização e organização dos dados.

• Gerenciar tempo e atividades de trabalho;

• Pesquisar e organizar dados e informações;

• Ter raciocínio lógico;

• Ter visão sistêmica;

• Utilizar recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Carga horário: 36h

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 40 dias após esta liberação.

O curso é realizado de forma totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Neste ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto é disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, podendo ser em formato de vídeos, material online, material para download, podcast, animações, entre outros.

Por ser um curso EAD, sua metodologia está voltada para a autonomia do aluno e para a flexibilidade de estudos. Com isso, o estudante tem a oportunidade de gerenciar o tempo dedicado às aprendizagens, conforme suas necessidades, desde que não ultrapasse o prazo de conclusão.

A avaliação do curso será realizada mediante a realização de uma atividade avaliativa sobre os conhecimentos abordados.  O aluno será considerado aprovado se obtiver no mínimo 70% de aproveitamento na avaliação.