Emissões atmosféricas: Fundamentos e efeitos

Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, desde os toxicológicos até os econômicos.

Este curso tem como objetivo proporcionar uma noção sobre os fundamentos para as emissões atmosféricas, além de abordar os efeitos advindos dessa contaminação aos animais, aos vegetais e aos seres humanos.

Carga horária: A carga horária total do curso é de 30 horas.

• Fundamentos para emissões atmosféricas: definições e conceitos para emissões atmosféricas; caracterização da atmosfera: composição física e química, camadas atmosféricas, gases do efeito estufa; poluição atmosférica: conceitos e definições; principais poluentes; gases e fontes de contaminação atmosférica; danos à saúde e ao meio ambiente; camada de ozônio e processos de destruição; formação e dispersão atmosférica dos poluentes na atmosférica; elementos indicadores de poluição e medição, padrões de emissão de poluentes.
  • Efeitos pela contaminação atmosférica: aquecimento global; destruição da camada de ozônio; efeito estufa; chuva ácida; Smog fotoquímico; aumento da temperatura da terra; mudança nas precipitações das chuvas; inversão térmica.

• Identificar os efeitos nocivos, os riscos e possíveis impactos ao meio ambiente e agravos à saúde em relação as emissões atmosféricas;

• Comunicar-se com clareza e objetividade;

• Adotar vocabulário técnico;

• Negociar com pessoas;

• Trabalhar em equipe multiprofissional.

Acesso: O acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após a confirmação do pagamento. O prazo para a conclusão do curso será de 30 dias a contar desta liberação.

​O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações, entre outros.