Educação em Segurança no Trabalho

A prevenção de acidentes inicia com valores, atitudes e comportamentos que devem ser estimulados entre os colaboradores de uma empresa. Neste ponto a execução de ações relacionadas à educação em segurança e saúde no trabalho é fundamental para reduzir acidentes e ações trabalhistas.

Realizando esse curso você será capacitado para promover treinamentos legais e operacionais que, ao serem aplicados na empresa em que você atua, permitirão aos trabalhadores a realização segura de suas funções.

Carga horária: 20h

• NRs específicas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) relativas às ações educativas em saúde e segurança do trabalho;
• Diretrizes da Organização Internacional do Trabalho para educação e formação em saúde e segurança do trabalho;
• Programas de treinamentos definidos na política de saúde e segurança do trabalho e nos indicadores;
• Treinamentos: verificação das necessidades, campanhas, tipos de treinamentos, importância, conceitos e estruturas;
• Planejamento de treinamentos: objetivos, etapas, cronogramas, procedimentos e recursos didáticos;
• Tipos e características de formulários: planejamento, avaliação de treinamento, lista de presença e certificados.

• Avaliar os riscos dos diferentes programas institucionais de promoção da saúde;
• Utilizar a comunicação interpessoal nas ações de relacionamento, com vistas à promoção da saúde;
• Redigir recursos didáticos, textos e apresentações;
• Identificar a necessidade dos tipos de prevenção e controle de doenças;
• Ter visão sistêmica em relação aos processos de trabalho para elaboração de treinamento específico;
• Demonstrar criatividade nos processos de trabalho.

Acesso: o acesso ao aluno será liberado em até 2 dias úteis após confirmação do pagamento. Será enviado por e-mail suas credenciais para acesso ao curso. O prazo para a conclusão do curso será de até 30 dias a contar desta liberação.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações, entre outros.