Avaliação dos riscos físicos, químicos e biológicos

A capacidade de identificar e avaliar na empresa a presença de riscos físicos, químicos e biológicos é muito importante para o gestor e/ou o colaborador, pois, cientes de tais capacidades, eles têm atitudes e comportamentos que contribuem para prevenir acidentes, promovem a saúde e a qualidade de vida e reduzem ações trabalhistas.

Este curso tem como objetivo capacitar o estudante para que ele consiga identificar os principais riscos, contribuindo para que toda a equipe execute as suas funções com segurança e tranquilidade, o que aumenta, assim, a produtividade da empresa.

• Ergonomia: conceito, segmentos, agentes ergonômicos e consequências à saúde do trabalhador – Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomolecular Relacionado ao Trabalho (DORT);

• Avaliação do ambiente/atividade de trabalho: organização do trabalho, esforço físico (levantamento, transporte e movimentação manual de materiais), trabalho noturno; ritmo de trabalho, fatores psicossociais;

• Conceito e definições de incidentes e acidentes do trabalho;

• Tipos de manutenção para a prevenção de acidentes: preventiva, corretiva, preditiva, detectiva;

• Principais riscos de acidentes no ambiente de trabalho (eletricidade, trabalho em altura, construção civil, espaço confinado, máquinas e equipamentos) e demais riscos em segmentos específicos.

• Ter visão sistêmica em relação aos processos de avaliação de riscos ergonômicos e de acidentes;

• Identificar posturas e movimentos incorretos na execução de tarefas;

• Investigar e propor soluções por meio de raciocínio lógico e crítico dos processos de trabalho.

Carga horária: A carga horária total do curso é de 36 horas.

O curso será realizado totalmente a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, estarão disponíveis todos os conhecimentos necessários para a formação, assim como assuntos complementares. Cada assunto será disponibilizado no recurso tecnológico que melhor atende à aprendizagem, tais como vídeos, material on-line, material para download, podcast, animações, entre outros.